Voce realmente sabe o que é 4K ?

Muitos clientes – na produção de vídeos, nos solicitam que sejam realizados em 4K – mas voce sabe a diferença entre Full HD x 4K ??? – este é um tema polemico que caiu mais como Marketing das fabricantes de Filmadoras, cameras Fotográficas e TVs, do que realmente a diferença em si – fora as vantagens, barreiras e limitaçãos que cada formato exige. Para que fique simples – vamos começar pelo sistema FULL HD , hoje amplamente utilizado.

FULL HD –

Full HD é a sigla para Full High Definition que significa Máxima Alta Definição. Atualmente, é considerado Full HD qualquer sistema com o mínimo de 1080 linhas na vertical, com varredura progressiva ou entrelaçada, proporção de tela 16:9 com mínimo de 1920 x 1080 pixels, e cadência mínima de 25 frames por segundo.

A expressão é utilizada com a finalidade de designar as características de um aparelho, especialmente de televisão, que permite uma melhor definição de imagem, como já dito, na resolução de 1920 pixels na horizontal e 1080 linhas na vertical.

Um aparelho de televisão em Full HD pode-se dizer que é a versão atualizada da HDTV (High-Definition Television). Ela permite um maior detalhamento da imagem, permitindo uma visualização com mais nitidez e clareza. Para que esse processo possa acontecer, a fonte do sinal deve ser digital e com máxima resolução, ou seja, o conteúdo produzido precisa obrigatoriamente ser produzido também em Full HD. Todas as TVs Tela Plana – reproduzem com perfeição o Formato e fisicamente pode ser gravado em DVD, You Tube etc… Alta qualidade e grande popularidade.

E o 4K ??? – O que talvez você não saiba ainda é que existem muitas informações desencontradas sobre esse padrão de resolução que confundem o usuário. Afinal, o que é o 4K e qual é a diferença dele para o Full HD?

O que é 4K?

O 4K é um padrão que corresponde a resolução de 3.840 pixels horizontais por 2.160 pixels verticais, que juntos formam uma imagem rica em detalhes – mas por não ser “popular” e ter TVs ou ser amplamente utilizado, se esbarra em muitos obstaculos :

  • Armazenamento – ele só pode ser gravado em midias BLURAY, e pelo menos no Brasil o aparelho, devido a baixa demanda não se fabrica mais o aparelho ! e faltam mídias. no resto do mundo sua aceitação é ampla , devido ao poder aquisitivo. A Netflix por exemplo só aceita produções ( mesmo antigas) em 4K , talves previando um futuro distante, já que a transmissão que chega em sua casa não é 4K.
  • TVs – Os aparelhos para a reprodução são ainda caros e especificos – devem ser HDR, pois se for assistido em uma TV Full HD não existira efeito algum. Na verdade as TVs comercializadas no mercado são erradas, pois a proporção REAL do 4K – é de 16:1 e não 16:9 como estão semdo fabricados os aparelhos. como as pessoas são LEIGAS no assunto ninguem se manifesta e são vendidas em cima de puro Marketing.
  • A diferença comparativa se colocarmos o FULL HD x 4K em uma tela grande é imperceptivel, um vez que os olhos humanos não conseguem diferir, o numero de Pixels maior do 4K não representa qualidade, e sim apenas quantidade maior de pixels que dá maior luminosidade a imagem. o que realmente define a qualidade é o HDR – isto é , a capacidade do sistema diferir nuançes de cores. Isto é usado apenas no Cinema – em processos ultra-profissionais.
  • Falta de conteudo – não adianta comprar um celular “4k” e ver conteudos em Full HD, porque existe uma grande carencia no formato – a filmagem neste sistema requer 4 vezes cuidados especiais – e a edição do material – é muito pesada, e requer maquinas especiais, assim como uma serie de perifericos.

Em Resumo – nós aqui – da Speedbox Cine Vídeo – filmamos e editamos – inclusive utilizamos lentes e equipamentos voltados a industria Cinematografica, mas de nada adianta ter um produto em 4K, se não for o utilizar especificamente parav um fim.

As filmagens em FULL HD evoluiram muito por causa dos sensores das cameras – e mais uma vez a industria, deseja “empurrar” um sistema que por hora é pouco viavel e pratico. No futuro – provavelmente fique mais popular e acessivel – como aconteçe sempre. Esperamos que voce tenha entendido que é muito importante saber tais diferenças – a fim de não se frustrar com o resultado final de uma produção Audiovisual.