REGIMENTO INTERNO e REGULAMENTO 2024 – FORMULA MASTER RENTAL KART
- Para Participar do campeonato Formula Master 2024, o piloto deverá nos enviar seus dados completos e todas as formas de contato disponíveis, para geração de futuros boletos de pagamento das respectivas etapas que serão emitidos com 17 dias de antecedência, antes de cada prova, no valor de R$ 200,00 por corrida / bateria assumimos o compromisso de total sigilosidade dos mesmos e somente para tal fim. É PAGO UMA TAXA ANUAL de R$ 80,00 reais para participar do mesmo, seja em qualquer tempo.
- Serão aceitos como pilotos apenas aqueles que sejam habitados no esporte, ou estejam atualmente em atividade – pilotos que nunca participaram da categoria serão muito bem-vindos, mas deveram comprovar sua experiência em provas e competições oficiais Rental ou não, ou para os iniciantes que nunca tiveram contato com o esporte – se habilitar, treinando ou tomando aulas.
- Havendo fila de espera, será respeitada a ordem de chegada da solicitação, e o piloto assumirá a vaga de eventual desistente, assim que pagar a devida inscrição (da próxima prova) antecipadamente.
- Os pagamentos serão efetuados de cada etapa com 20 dias de antecedência das mesmas – via transferência bancaria. Não realizando sua inscrição e respectivo pagto, pode cancelar a participação do piloto e ser substituído, sem aviso prévio – por quem está em fila de espera.
- Os pagamentos realizados com prazo de 10 dias antes da prova, sofreram alteração e será cobrado R$250,00 – não aceitamos incrições no dia da prova, mas caso um piloto queiraparticiparo valor será de R$ 280,00.
- Quem não puder participar de uma prova, dentro do calendário 2024, deve comunicar sua ausência aos organizadores com antecedência de justificando a ausência, mesmo comunicando – não terá seu valor depositado de inscrição, como credito, ou devolvido – que se perde – apenas para fins deorganização da prova, uma vez que o formato é bateria fechada ( no minimo a organização deve pagar sobre 15 participantes)
- Se já tiver pago a inscrição da corrida, não terá o valor ressarcido, se faltar no dia, da competição seja por qualquer motivo; – A INSCRIÇÃO, É INSTRAFERIVEL – isto é uma vez feita pelo piloto em caso de não comparecimento a prova ele NÃO poderá transferir este crédito a outra pessoa; perdendo o valor.
Isto porque contamos com a inscrição para pagar as despesas gerais da organização de prova com antecedência, (bateria Fechada) onde os kartódromos geralmente cobram por 15 karts, no mínimo.
- As Etapas serão realizadas no Kartodromo de Interlagos, por escolha exclusiva do organizador, e datas das etapas constam no site www.formulamaster.net.br – a qual nós organizadores do evento, trabalhamos sob a política de aluguel da pista e karts, e demais regras impostas pelo kartódromo onde será realizado a prova. Qualquer determinação interna ou regimento do kartódromo deverá ser seguido pelos participantes.
- Aqui o participante, já autoriza aos organizadores o USO DE DIREITO DE IMAGEM, podendo utilizar para fins de marketing, divulgação ou qualquer outra ação promocional da categoria, seja fotos ou vídeos.
- O participante assume o compromisso de respeitar toda e qualquer pessoa envolvida com a organização da prova, organização, demais pilotos, convidados, funcionários do kartódromo. Não serão admitidas discussões, ofensas, discriminações, palavrões, gestos obscenos, tanto ou fora da pista. Todo ou qualquer ato de indisciplina de acordo com a gravidade será punido com suspensão. É recomendado que o piloto não consuma nenhum tipo de bebida alcoólica, ou qualquer outra substancia química, remédio que altere seus reflexos.
- O piloto, é responsável pelo seu estado de saúde, atestando que não sofre de nenhuma doença cardiopata, pressão alta, arritmia cardíaca, ou qualquer outra doença, que possa causar risco numa competição automobilística, caso sofra deverá apresentar atestado médico de liberação especifica para participar da competição, isentando assim, qualquer responsabilidade aos organizadores e Kartodromo.
Declaro, por mim e/ou por meu representante legal, estar em perfeitas condições física, mental e de saúde, apto a participar de competições de kart, declaro que tenho conhecimento e acatarei os regulamentos das competições e as regras dos kartódromos, bem como declaro que estou ciente dos perigos inerentes à participação em treinos e competições de kart (velocidade, circunstâncias ambientais, equipamento técnico, influência climática, riscos naturais ou não, etc.), e declaro que estou ciente de que devo respeitar a integridade física e moral e a propriedade dos demais pilotos, organizadores, kartódromo e terceiros, e declaro que assumo individual e total responsabilidade civil e criminal por quaisquer danos físicos, materiais e morais que eu possa sofrer ou causar a outras pessoas, motivo pelo qual isento de qualquer responsabilidade civil ou criminal os organizadores, o kartódromo, os funcionários, os colaboradores e terceiros envolvidos nos eventos promovidos e organizadores da categoria
CAMPEONATO
- A apuração dos tempos de volta e a cronometragem da prova são de responsabilidade e atribuição únicas do kartódromo, assim como direção de prova.
A). É TERMINANTEMENTE PROIBIDO TOQUES NA TRASEIRA OU JOGO DE VACUO, OU QUALQUER ATITUDE ANTI-DESPORTIVA, O PILOTO PODE SER PUNIDO, COM PERDA DE POSIÇÕES, ADVERTIDO E EM CASODE REINCIDENCIA, SUSPENSO DO CAMPEONATO. O OBJETIVO DESTE CAMPEONATO É PROMOVER DESPORTIVIDADE E AMIZADE, E TER UM NUMERO DE PILOTOS – 35 NO MAXIMO – QUE SE PERMITA UMA PROVA SEM INCIDENTES. ESTE É O CONCEITO BÁSICO DA CATEGORIA.
2. O resultado final da prova será aquele apontado pelo resultado oficial divulgado pelos sistemas do kartódromo.
3. Caso ocorra de dois ou mais pilotos apareçam no resultado oficial divulgado pelo kartódromo empatados (diferença de tempo entre eles igual a ZERO), o desempate será feito em favor do piloto que tiver largado na pior posição do grid.
4. O piloto que estiver na área dos boxes ao ser dada a bandeirada de término da fase classificatória deverá largar do box após a passagem do último colocado no grid de largada.
5. Em caso de bandeira vermelha ainda na primeira volta, o alinhamento dos karts para uma nova largada seguirá a ordem original da primeira largada, ou seja, de acordo com o grid de largada original. Em caso de bandeira vermelha após a segunda volta o alinhamento dos karts para uma nova largada deverá ser feito de acordo com a classificação que cada piloto ocupava ao cruzar a fita de cronometragem na última volta válida.
6. Qualquer tipo de ajuste ou manutenção no kart deverá ter a autorização expressa da Diretoria Esportiva e deverá ser feita por pessoa autorizada. É vedado ao piloto efetuar ajustes ou acertos no kart ou por conta própria exceto a posição do banco e pedais. É Permitido alterar acalibragem dos Pneus ao Gosto do Piloto .
7. O peso mínimo de cada piloto com equipamento é de 90 KG, caso o mesmo não o atinja deverá ser respeitado através do uso de LASTROS. Mesmo com a colocação dos LASTROS do KARTODROMO, (15 KG) se não atingir o peso – o piloto deverá correr com lastros próprios até alcançar o peso. Nesse caso todos os pilotos serão pesados antes das provas e os 6 primeiros classificados serão pesados ao término da corrida, devendo parar o kart na área indicada pela organização, não podendo sair do kart até receber autorização para realizar a pesagem fiscalizada e ter sua posição final validada por um fiscal. CASO NA PESAGEM O PILOTO NÃO ALCANÇE 90 kg ( MESMO COM OS LASTROS DO KARTODROMO E EXTERNOS) LARGA EM ULTIMO E RECEBERÁ 10 SEGUNDOS DE PENALIZAÇÃO .
A) O peso mínimo para a categoria FEMININA, desde que completa, é de 70 KG
8. A responsabilidade pelo lastreamento correto do kart será sempre do piloto, sem exceções, sendo recomendado que o piloto sempre faça a checagem do lastro antes de sair com o kart dos boxes.
9. Caso o piloto deseje carregar lastro no próprio corpo poderá fazê-lo desde que não coloque em risco sua integridade física.
10. Caso, ao final de um campeonato, haja empate entre pilotos, o desempate deverá obedecer a seguinte ordem, até que o desempate seja definido: a. Piloto com maior número de vitórias; b. Piloto com maior número de segundo lugar; c. Piloto com maior número de terceiro lugar; d. Piloto com maior número de quarto lugar; e. Piloto com maior número de quinto lugar; f. Piloto com maior número de sexto lugar.
11. O sistema de pontuação será por simples pontos obtidos, NÃO EXISTE DESCARTE DE PROVAS – o piloto que acumular o maior número de pontos será declarado campeão no transcorrer das 11 etapas, a saber:
1º colocado 33 pontos; 2º colocado 30 pontos; 3º colocado 28 pontos; 4º colocado 26 pontos 5º colocado 25 pontos; 6º colocado 24 pontos; 7º colocado 23 pontos 8º colocado 22 pontos; 9º colocado 21 pontos; 10º colocado 20 pontos; 11º colocado 19 pontos ; 12º colocado 18 pontos; 13º colocado 17 pontos; 14º colocado 16 pontos; 15º colocado 15 pontos; 14º colocado 14 pontos; 16º colocado 13 pontos; 17º colocado 12 pontos; 18º colocado 11 pontos; 19º colocado 10 pontos; 20º colocado 9 pontos; 21º colocado 8 pontos; 22º colocado 7 pontos; 23º colocado 6 pontos; 24º colocado 5 pontos.
12. Não existe distinção de categorias de pilotos, seja por idade, ou peso, indo para o Pódio os 6 primeiros colocados. Isto porque foi observado nos 9 anos de existência da Categoria, que todos os pilotos independentemente da idade, tem a mesma competitividade, a não ser a categoria Feminina (mínimo de 6 pilotos para caracterizar um campeonato) que deverá ter pódio e pontuação a parte. Além do que o Número máximo de participantes é 35 pilotos, objetivo da categoria.
13. Todos os procedimentos de prova que não estiverem explicitados neste regulamento serão os adotados pelo kartódromo que sediar o evento.
ESTRUTURA E SEGURANÇA
14. A infraestrutura disponibilizada no local do evento como estacionamentos, bares, lanchonetes, banheiros e tudo mais que fizer parte da estrutura geral do estabelecimento é de inteira responsabilidade do kartódromo.
15. As condições dos karts bem como da pista são de total responsabilidade do kartódromo.
16. Caso algum piloto se envolva em acidente, tenha seu kart quebrado, problemas de cronometragem, ou algum fator fora de seu controle venha a interferir negativamente em seu resultado final de corrida, os organizadores não serão responsabilizados por isto.
17. Os pilotos deverão utilizar o seguinte equipamento: a. Capacete integral, com viseira; b. Luvas que cubram completamente os dedos, palma e dorso da mão. c. Sapatilha própria para a prática do kartismo ou automobilismo. Na falta desta será permitido o uso de tênis ou calçado equivalente do tipo fechado – Macacão próprio para a prática do kartismo ou automobilismo.
18. Serão recomendados a utilização dos seguintes equipamentos de segurança: a. Colete protetor de costelas; b. Colar de proteção cervical; c. Balaclava ou capuz de proteção. d. Qualquer outro equipamento de segurança que o piloto julgue conveniente, tais como joelheiras, cotoveleiras, espumas de proteção, etc. – no caso da Categoria Feminina – deverá prender o cabelo e usar a proteção fornecida pelo Kartódromo – a fim de proteger acidentes com o cabelo longo. O piloto que não tiver os equipamentos – pode alugar, no Kartódromo – com o custo correndo pelo participante.
19. É de responsabilidade do piloto providenciar o equipamento de uso obrigatório, que pode ser locado ou adquirido diretamente na maioria dos kartódromos.
20. Não é de responsabilidade dos organizadores, ou de seus representantes, fornecer o equipamento de segurança obrigatório.
21. Os organizadores se reservam ao direito de IMPEDIR de participar da prova o piloto que não se apresentar com o equipamento mínimo de segurança descrito.
22. A definição dos karts para cada piloto será sempre através de sorteio realizado pela organização, ou por alguém por ela indicado, utilizando-se de procedimento ético e correto. O piloto pode trocar de Kart se assim desejar, durante a classificação.
23. A troca de um Kart sorteado ao piloto, será permitida desde que exista karts disponíveis para tal tanto no qualify quanto na corrida, será realizado um novo sorteio para definir qual kart deverá ser utilizado. É de responsabilidade do kartódromo o estado mecânico e manutenção dos Karts, e caso um piloto tenha o Kart fora do estado de competição ficará na dependência da disponibilidade de outro equipamento, isentando os organizadores de qualquer Ônus ou ressarcimento de inscrição.
HORÁRIOS E PROGRAMAÇÃO
24. Os pilotos deverão comparecer ao “briefing” no horário indicado com antecedência pelos organizadores – Todas as provas do ANO DE 2024 OCORRERAM NO KARTODROMO DE INTERLAGOS, COM HORARIO, DE PROVA AO 12:00. Cabe ao piloto a exclusiva responsabilidade de comparecer com antecedência ao kartódromo, ao “briefing” e manter-se atento ao efetivo horário de sua bateria, pois não serão aceitas reclamações posteriores.
As decisões da direção de prova do kartódromo deverão ser acatadas pelos pilotos. Entretanto os casos que a Diretoria Esportiva da Formula Master, reputar como sendo de erro grave, a causar sério e efetivo prejuízo a algum piloto, serão apurados mediante analise de fatos e testemunhas, ficando “sub-júdice” o resultado da corrida até decisão soberana e irrecorrível da Diretoria Esportiva da mesma, devendo o piloto, que se sentir prejudicado, reclamar por intermédio do e-mail após a realização do evento.
25. Não serão admitidos ofensa, xingamento, desrespeito, agressão física ou verbal a qualquer membro da organização do kartódromo, ficando o infrator sujeito a sanções de advertência, perda de pontos na bateria ou na classificação geral, suspensão da bateria ou exclusão do campeonato.
26. O piloto que receber bandeira preta, ou qualquer outra advertência, aplicada pela direção de provas deve acatar a mesma imediatamente.
28. O piloto que, no entender da Diretoria Esportiva, acumular um número muito grande de punições esportivas ou administrativas, estará passível de advertências, suspensão ou exclusão.
Todo piloto inscrito atesta que está ciente de toda a documentação aqui contida e aceita as normas de funcionamento deste campeonato.
01/01/2024 – FORMULA MASTER RENTAL KART